IPVA 2018 RJ DETRAN — Consulta, Tabela, Pagamento → VEJA

O Governo do Estado do Rio de Janeiro já publicou o calendário com as datas de pagamento para o IPVA 2018 RJ. Muitos contribuintes cariocas e fluminenses já estão se planejamento e analisando o orçamento para realizar o pagamento do imposto que é obrigatório e cobrado anualmente.

Por meio do pagamento do IPVA Rio de Janeiro é que é possível obter o licenciamento e, assim, o certificado de que o veículo está em dia com a sua documentação e os órgãos relacionados. Contudo, existe a possibilidade de consultar uma série de informações no site Detran RJ, muitos usuários ainda não sabem utilizam esses serviços.

No conteúdo a seguir, apresentaremos uma série de informações importantes a cerca do imposto e dos recursos disponíveis no site www.detran.rj.gov.br. Saiba mais:

IPVA 2018 RJ

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Rio de Janeiro (IPVA RJ) foi instaurado no estado no ano de 1975, quando o recolhido conhecido como TRU passou a ser chamado como IPVA.

O imposto foi criado com o objetivo de aumentar o recolhimento de verbas realizado pelo Estado. Dessa forma, todo contribuinte que possui um automóvel registrado no Detran e que seja de via terrestres, então deverá realizar o pagamento do tributo.

IPVA 2018 RJ

O valor a ser pago vai depender da alíquota IPVA Rio de Janeiro cobrada e o ano do veiculo em questão. Automóveis antigos pagam pouco ou nada de imposto, enquanto modelos mais modernos podem pagar uma boa quantia de IPVA.

Deixar de pagar o IPVA RJ 2018 é uma atitude que não é encorajada. Isso porque o não pagamento pode resultar em uma série de consequências negativas para o motorista e sua propriedade. Como multas e apreensão do veiculo.

Leia também:

Por isso, é muito importante manter-se em dias com o pagamento. E, se for o caso, veja quais são as melhores formas formas de parcelamento para realizar a quitação da divida.

Consulta IPVA 2018 RJ

Para realizar a consulta IPVA RJ do seu veiculo, é muito simples. Na verdade, além do IPVA, no site do Detran Rio de Janeiro é possível obter uma série de informações importantes a cerca de sua propriedade. É preciso ter uma boa conexão com a internet e um computador, notebook ou então um bom telefone celular para realizar a consulta.

Antes de continuarmos, será necessário ter os documentos de seu veículo em mãos, mas precisamente o número do Registro Nacional do Veículo de sua propriedade (RENAVAM).

Está com o documento em mãos? Então continue lendo para consultar o valor do IPVA RJ a ser pago pelo veículo:

IPVA 2018 RJ


Passo 1 – A primeira coisa a ser feita é acessar o site www.detran.rj.gov.br e esperar a página carregar completamente.


Passo 2 – Agora, será necessário informar o número do Renavam do veículo a ser consultado e um código de segurança. Depois de inserir todas as informações conforme orientado, clique em Continuar.


Passo 3 – Pronto! Além dos valores relacionados ao IPVA do veículo consultado, ainda será possível ver o quanto deverá ser pago do Licenciamento Anual, DPVAT e Taxa de Emissão de CLRV.


Depois de consultar o valor a ser pago, chegou o momento de conferir a tabela pagamento do IPVA 2018 RJ para saber quais serão os dias em que você deverá prestar atenção para pagar as dívidas relacionadas ao seu veículo.

Tabela de Pagamento do IPVA 2018 RJ

O pagamento pode ser realizado de uma vez só ou em até três vezes. O calendário de pagamento IPVA 2018 RJ funciona como uma espécie de ferramenta para o contribuinte se guiar.

As datas são divulgadas no próprio site do Detran RJ, e traz as informações de acordo ao tipo de pagamento escolhido e o número do final da placa do veículo.

Detran RJ

Dessa maneira, basta consultar o calendário IPVA RJ para saber qual dia você deverá pagar as dívidas relacionadas ao imposto do seu veículo, de acordo com os números finais de sua placa.

E depois de consultar a tabela IPVA 2018 RJ, chegou o momento de realizar o pagamento dos saldos relacionados a seu carro e moto.

Pagamento IPVA 2018 RJ

IPVA 2018 RJRealizar o pagamento do IPVA RJ é muito simples, principalmente se você possuir o boleto em mãos. Mas caso tenha perdido, não se preocupe. No site do Detran RJ é possível realizar a emissão da 2 via do IPVA RJ, sendo possível imprimir a guia de pagamento com apenas alguns cliques.

Com o boleto em mãos, o contribuinte poderá pagar IPVA 2018 RJ junto com as dívidas relacionadas a esse tributo em qualquer agência bancária; tanto nos guichês de autoatendimento quanto nos caixas.

Após o pagamento IPVA Rio de Janeiro 2018, pegue o comprovante e guarde-o com segurança, pois ele poderá ser necessário em um futuro não distante.


  • Conclusão

No artigo de hoje, você viu a importância de estar em dia com o IPVA 2018 RJ, vendo dicas sobre como realizar a consulta do valor a ser pago e como realizar o pagamento do tributo.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o IPVA Rio de Janeiro 2018, deixe um comentário para que nós possamos te ajudar. Boa sorte!

Deixe um Comentário